1° Simulado de Salvamento e Resgate em Áreas Isoladas do 16° GBM
Publicado: 26 de maio de 2017 - Hora: 09:39

5. 1° Simulado de Salvamento e Resgate...
1° Simulado de Salvamento e Resgate em Áreas Isoladas do 16° GBM

Os militares do 16º GBM/Canaã dos Carajás, o ICMBio e a Coordenação da Urgência e Emergência da Mina Serra Sul – Complexo S11D da mineradora Vale promoveram no último dia 03 de maio (quarta-feira), em ação conjunta, o 1° Simulado de Salvamento e Resgate em Áreas Isoladas, de difícil acesso. O mesmo teve como objetivo promover, a avaliação técnica operacional e interação do efetivo do 16º GBM com o os funcionários responsáveis pela segurança do S11D (Bombeiros Civis e Guardas Florestais), preparar ambos para possíveis missões reais em Salvamento e Resgate na área da Floresta Nacional de Carajás, avaliar a suficiência e eficácia dos meios disponíveis da unidade do 16º GBM para este tipo de ocorrência. Situações desta natureza não são comuns nos atendimentos da UBM, contudo quando ocorre requer uma resposta com recursos técnicos.

Para tornar a ação mais próxima possível da realidade os organizadores do simulado mantiveram sua realização fora do conhecimento dos bombeiros militares, civis e guardas florestais, de modo que todos os envolvidos acreditavam tratar-se de uma operação real.

O efetivo do 16º GBM foi acionado pelo Maj. Catuaba, comandante da UBM, o qual informou, durante a formatura geral, haver duas pessoas desaparecidas em locais distintos dentro da área do S11D na Flona de Carajás. Em seguida foram montadas equipes de Salvamento e Resgate compostas por bombeiros militares, civis e guardas florestais, sendo que após a definição dos perímetros de buscas, as equipes partiram para campo.

“Confesso que não tinha o conhecimento do simulado, que serviu para dar mais realidade ao mesmo, esse tipo de evento só tem a engrandecer e reavivar em nós o espírito bombeiro militar de estar sempre em prontidão para qualquer tipo de ocorrência, foi uma experiência importante para nos prepararmos cada vez mais para as adversidades de um sinistro” Comentou o 1° Ten Renato Subcomandante do 16°GBM.

Após o resgate e atendimento das “vítimas” a operação foi encerrada com uma reunião entre todos os envolvidos para avaliar o simulado e fazer as considerações finais, ocasião em que foram analisados acertos, falhas e as demandas em capacitação, logística e equipamentos.

Texto: CB BM Borges.

Fotos: Ten Renato.