Defesa Civil Estadual realiza treinamento as agentes municipais

Nos dias 14 e 15 de março, o auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Pará foi palco do 1º Treinamento de Defesa Civil Municipal, realizado pela Coordenadoria Estadual em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Pará. Com a finalidade de qualificá-los em conceitos básicos de Defesa Civil, deixando-os bem preparados para o atendimento em ações de desastres ocorridos na Região Metropolitana de Belém, o treinamento teve a participação de 57 voluntários da Coordenadoria da Defesa Civil do Município de Belém.
Para o palestrante e Coordenador Adjunto da CEDEC/PA Major Lima, a capacitação dos agentes é primordial para a eficiência no atendimento das prevenções e na minimização aos sinistros. “A Defesa Civil é um grande órgão de atendimento aos desastres, é responsável pela prevenção, preparação, resposta e a reconstrução do local da tragédia”, afirmou.
O Tenente Da Silva, Assessor Técnico em Defesa Civil e também palestrante, acredita que com uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil –COMDEC-, bem preparada os desastres possam ser resolvidos com mais rapidez, já que os seus agentes estarão capacitados. O Pará possui 144 municípios, todavia apenas 89 deles têm COMDEC’S. “Temos que conscientizar e motivar as autoridades da necessidade de implantá-las em cada Município”, ressaltou.
Participante do evento a Enfermeira Joana Teixeira, 42 anos, voluntária há 12, elogia: “Adquiri o conhecimento que foi repassado durante esses dois dias de treinamento. É muito importante este curso, pois daqui pra frente nós cresceremos como voluntários e também como pessoas; poder aplicar tudo que aprendi no meu local de trabalho é muito bom”.

Deyse Melo