Comandante-geral é condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário

Em solenidade ocorrida nesta sexta-feira (10), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel BM João Hilberto Sousa de Figueiredo foi outorgado com a Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Pará, no grau comendador. O evento foi presidido pela presidente do TJPA, desembargadora Raimunda Gomes Noronha.

Veja galeria de fotos

A presidente do TJPA, também na condição de Grão Mestre da Ordem do Mérito Judiciário, outorgou a Comenda nos diferentes graus a personalidades e instituições, que nas respectivas atividades têm contribuído para o bom funcionamento do Poder Judiciário no Estado. A solenidade de outorga faz parte das celebrações pelo transcurso da data de Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil, que está completando 185 anos.

Dos atos protocolares da solenidade fizeram parte: a composição da mesa de honra, declaração de abertura oficial do evento, execução do Hino Nacional, pronunciamento da presidente do TJPA, introdução da bandeira nacional no dispositivo de outorga, leitura da portaria de concessão de medalha, chamamento dos agraciados, ato de outorga, pronunciamento do representante dos agraciados e execução do Hino do Estado do Pará.

O ato de outorga da honraria aos agraciados, cumprido o rito da solenidade, foi procedido pela presidente Raimunda Gomes Noronha, que se fez acompanhar pelo desembargador Milton Nobre, decano do TJPA, e pela desembargadora Dahil Paraense de Souza, corregedora de Justiça das Comarcas da Região Metropolitana de Belém.

A honraria simboliza o reconhecimento às instituições civis e militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras e estandartes, assim como personalidades civis e militares igualmente nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o engrandecimento do Estado e, particularmente, do Poder Judiciário.

O Procurador Geral do Estado - Caio de Azevedo Trindade, falou em nome dos homenageados, o qual exaltou a concessão da honraria, disse da qualidade curricular dos agraciados e sublinhou o estímulo que a homenagem consubstancia a que os homenageados prossigam na trajetória pessoal, profissional e institucional que os credenciaram a recebê-la, tornando-se, assim, sempre mais dignos do respeito e confiança da sociedade.

Também foram condecorados pelo Corpo de Bombeiros, com a Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Pará, no grau oficial, o Tenente-Coronel QOCBM Geraldo Pantoja de Menezes, Subcoordenador militar do TJPA e o Tenente-Coronel QOBM Zanelli Antônio Melo Nascimento – Comandante do 2º Grupamento Bombeiro Militar – Castanhal/PA.

Ao estandarte do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o qual foi conduzido pelo Tenente BM Xavier, também foi outorgada a Insígnia da Ordem.

O evento contou com a participação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, que fez o acompanhamento dos hinos nacional e do Pará, sob a regência do Tenente-Coronel Adir.

Texto: ASCOM

Fotos: Subtenente BM Cardoso (ASCOM)