Diretoria de Saúde lança Plano Estratégico para 2012

pol 2 pol 3

Em virtude da profissão bombeiro militar, estar susceptível a situações de emergência, bem como de risco e estresse físico e mental, é necessário prevenir e tratar de forma adequada, - sendo dever da instituição, garantir acesso aos meios que possam proporcionar assistência médica, bucal, psicológica e social aos profissionais e seus dependentes.

pol 4 pol 1

A Diretoria de Saúde possui várias missões, dentre elas, estabelecer e executar a política de saúde no âmbito das corporações militares estaduais, realizar a prevenção, a manutenção e a restauração da saúde física e mental dos militares BM estaduais, da ativa ou inatividade, e de seus dependentes legais.

Atividades planejadas para 2012, na área médica: atendimentos ambulatorial em clínica médica, infectologia e ortopedia as terças, quintas e sextas-feiras, perícia médica as segundas e quartas-feiras, projeto de controle de peso e pressão arterial (em andamento), integração entre o CBMPA, Policia Militar e Policia Civil em ações médica, odontológica e psicossocial aos servidores do interior do Estado (em andamento), projeto de segurança do trabalho na atividade BM (planejamento futuro), calendário anual de vacinação (em andamento), palestras educativas e de prevenção.

Na área Odontológica: atendimento odontológico de segunda a sexta-feira, pela manhã, sobreaviso de 24 horas para urgências odontológicas, atendimento semanal itinerante na viatura odontomóvel nas UBM´s da capital e do interior, integração entre o CBMPA, Policia Militar e Policia Civil em ações médica, odontológica e psicossocial aos servidores do interior do Estado (em andamento), palestras educativas e procedimentos coletivos nas UBMs, mensalmente.

Na área Psicossocial: II seminário de prevenção ao uso de álcool e outras drogas do CBMPA; I seminário de prevenção a DST e Aids do CBMPA; I seminário de combate a violência doméstica; triagem, atendimentos individuais continuados, atendimento familiar; visitas domiciliar e hospitalar; atendimento de emergência (sobreaviso); integração entre o CBMPA, Policia Militar e Policia Civil em ações médica, odontológica e psicossocial aos servidores do interior do Estado (em andamento) e reuniões externas.

Sabe-se que toda organização é composta de pessoas e são elas que dão materialidade às metas e aspirações de toda e qualquer instituição. Valorizar o ser humano, nesse sentido, torna-se uma obrigação. A Diretoria de Saúde dentro dessa perspectiva, por meio dos seus serviços, compreende o profissional bombeiro militar como um ser integral constituído de aspectos físicos, psíquicos e sociais que necessita ser cuidado e valorizado.

 

Fonte: Diretoria de Saúde

Texto produzido pela ASCOM

Fotos: Arquivo da ASCOM