Bombeiros fazem prevenção em Salinas e no balneário de Peixe Boi

semasnasantassss 14 semasnasantassss 15

No segundo dia da Operação Semana Santa, militares do Corpo de Bombeiros do Pará continuam atuando como guarda-vidas nos balneários, com o serviço de prevenção e proteção balneária.

semasnasantassss 11 semasnasantassss 13

O efetivo de 39 militares está realizando o serviço de prevenção e proteção balneária em Salinas, sob o comando do Major BM Lélis, supervisionado pelo Major BM Sarquis, e auxiliado pelos 2° Tenentes BM Varela e Leomar, - que fazem a segurança dos banhistas nas praias da Atalaia, Farol velho, Curvina e Maçarico, com o apoio de duas motos resgate, duas viaturas (UR-23 e AR57), um micro ônibus e uma embarcação FLEX BOAT.

salinassss 1 salinassss 2

Nos dois dias de operação dos bombeiros em Salinas, já houve o registro de: 14 acidentes de banhistas com animais marinhos (água viva e bagre), 07 ferimentos com objetos perfuro cortante, 07 princípios de afogamento, 02 casos de criança perdida, e infelizmente 01 óbito por afogamento.

salinassss 3 salinassss 4

O caso mais grave citado acima ocorreu na manhã de sábado (07), por volta das 10h na praia do Atalaia, em frente da barraca David House, e a vitima foi o surfista Mauricio Vidal de 42 anos, que morava em Belém, - segundo o socorrista Soldado BM Lemos, que prestou os primeiros atendimentos, o motivo da tragédia, provavelmente se deu em virtude de um mal súbito, enquanto Maurício estava surfando.

Dois carros que estavam estacionados na beira da praia do Atalaia foram arrastados na madrugada de sábado pelas fortes ondas, que deslocaram os veículos para um local impróprio, onde só foram retirados com ajuda de um guincho.

O comandante da operação em Salinas, Major Lélis, comenta que já trabalhou em várias prevenções, e considera a Semana Santa a mais tranquila em relação às outras, como por exemplo, a de veraneio.

A equipe da BM5 (Assessoria de Comunicação) deu apoio no serviço de prevenção na praia do Atalaia, com a entrega de pulseirinhas de identificação para as crianças, sob a autorização dos pais.

A senhora Ivanete Monteiro, mãe de Arthur, de cinco anos e Gabriela de onze anos, moradora do município de Belém, que estava a passeio na praia do Atalaia não teve palavras para definir o serviço dos bombeiros, pois segundo ela é indispensável, para a segurança das crianças, e oferece tranquilidade aos pais, que, às vezes, ficam desatentos tomando banho, e os guarda-vidas estão por perto para dar apoio. Comenta.

O serviço de prevenção do CBMPA, também está sendo realizado no balneário de Peixe Boi, com uma equipe de quatro militares do quartel do 5° SGBM/Capanema, sob o comando do 2° Sargento BM J. Wilson, que conta com apoio de uma ambulância cedida pela prefeitura do referido município.

O Sargento J. Wilson informou que até o segundo dia de operação, não houve nenhuma ocorrência, devido a movimentação de banhista ser pequena no balneário, mas que esperava um número maior de pessoas no terceiro dia (domingo).

O militar que possui 14 anos trabalhando em operações do CBMPA no balneário de Peixe Boi, já atendeu várias ocorrências de afogamento de adultos alcoolizados e crianças, pelo fato de pularem de cima de uma ponte e nadarem para o fundo.

O serviço de prevenção do Corpo de Bombeiros na Semana Santa irá até dia 08 de abril, com vários guarda-vidas atuando nos balneários do Estado.

Texto: SD BM Damasceno

Fotos: CB BM Carlos