Bombeiros atuam em Mosqueiro e Caraparu

operacaosanta 9

Os balneários da ilha de Mosqueiro, Distrito de Belém e Caraparu, em Santa Izabel, tiveram reforço na segurança dos banhistas, com uma equipe de 62 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que fizeram a prevenção de acidentes.

veja a galeria de fotos

operacaosanta 1 operacaosanta 7

Nesta sexta-feira (06) iniciou a Operação da Semana Santa/2012 em vários balneários do Estado do Pará, como em Mosqueiro, que contou com o serviço de prevenção balneária com 56 militares do CBMPA, que atuaram como guarda-vidas nas 12 praias da ilha, sob o comando do Major BM Valtencir, auxiliado pelos Tenentes BM Monteiro e Leonardo.

operacaosanta 2 operacaosanta 11

A praia do Farol teve uma atenção diferenciada, pelo fato de ser a mais frequentada, e foram disponibilizados cerca de 14 militares, que contaram com o apoio de duas motos resgate, uma lancha (Leme 11) e duas viaturas(UR e AR-51), para fazer a segurança dos banhistas.

O subtenente BM Stafford, comandante da equipe de socorristas da UR e das duas motos resgates, composta por cinco militares, tem a expectativa de que a Operação Semana Santa não apresente acidentes graves.

operacaosanta 10 operacaosanta 4

O Major BM Valtencir, espera que a prevenção na Semana Santa seja tranquila, em relação à agitação da operação carnaval/2012, pelo fato de ser um feriado religioso, e informa que as maiores ocorrências na ilha de Mosqueiro são: crianças perdidas, ferimentos com objetos perfuro cortante e princípios de afogamentos.

A equipe da BM5 (Assessoria de Comunicação), também deu apoio na prevenção, em Mosqueiro, entregando pulseirinhas de identificação às crianças, - algo que os banhistas aprovaram, como foi o caso da senhora Edilena Salgado, mãe da criança Carla Salgado de 4 anos de idade, que achou muito boa a iniciativa do Corpo de Bombeiros.

No município de Santa Izabel, uma equipe de seis militares do quartel do 12° Grupamento Bombeiro Militar, fez a prevenção no balneário de Caraparu, sob o comando do Sargento BM Ozenil, que contou com o apoio do CIOP de Castanhal, uma viatura (AR-70) e um caiaque.

O sargento Ozenil, informou que os guarda-vidas fazem a prevenção dos banhistas, orientando o uso correto das canoas e boias, utilizadas em passeio e brincadeiras no igarapé, e espera que a Operação Semana Santa seja tranquila.

operacaosanta 9 operacaosanta 5

A soldado BM Silvia, que faz parte da equipe de guarda-vidas de Caraparu, relatou sobre a importância da presença dos bombeiros no balneário.

“É importante a presença dos bombeiros em Caraparu, para fazer a prevenção de acidentes, pois antigamente havia muitos casos de afogamentos, e hoje não tem muitas ocorrências, devido ao serviço dos guarda-vidas, algo que a comunidade local agradece”, diz a soldado.

operacaosanta 6 operacaosanta 8

A operação do CBMPA na Semana Santa, também está desenvolvendo o serviço de prevenção nas principais barreiras (estradas) do Estado, como Ananindeua, Marituba, trevo de MosqueiroeSanta Maria do Pará, sob do Comandante Operacional - Coronel QOBM Morais auxiliado pelo Major BM Walber (Comandante do GSE).

Texto: SD BM Damasceno

Fotos: Sub Ten Cardoso, CB Carlos