Subtenente Lemos se despede do serviço ativo

lemos 6 lemos 5

O Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Samuel Duarte Lemos - ‘Subtenente Lemos’, deixa o trabalho ativo, indo para reserva remunerada, após 30 anos de serviços prestados à Segurança Pública do Estado.

lemos 3 lemos 1

Condutor e Operador de Viaturas por formação, sem deixar de ser um verdadeiro combatente, o Suboficial deixa sua marca com os excelentes e incontáveis serviços prestados à Corporação, que vão desde o administrativo a operações de combate a incêndio, de busca e resgate, salvamento aquático, ações de defesa civil e muitos outros.

lemos 2 lemos 4

Bombeiro por escolha, Subtenente Lemos entrou como soldado aos 19 anos na Corporação, em 1983, quando esta, ainda era vinculada à Polícia Militar (Corpo de Bombeiros da PMPA), e por 8 anos trabalhou na Seção de Combate a Incêndios do Aeroporto de Santarém. Com a desvinculação do CBM em Abril de 1990 poderia continuar na PM, mas o espírito de Bombeiro foi mais forte, optando por permanecer, no que hoje é o Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Foi promovido em 1994 à graduação de 3º Sargento, após 9 meses no Curso de Formação de Sargentos, chegando à promoção de Subtenente em abril de 2010.

Ao longo de sua carreira muitas foram as menções e os elogios recebidos, inclusive o título de “Bombeiro Padrão do CBMPA” no ano de 2000. No 4º GBM ficou na chefia do Almoxarifado, atuou como Comandante do Socorro e foi instrutor de duas turmas de Formação de Soldados. Atualmente ministrava instrução para os Cursos de Formação de Sargentos Combatentes e de Condutores e Operadores de Viaturas realizados também na UBM.

Como forma de prestar uma homenagem a esse guerreiro do fogo, o 4º GBM realizou na manhã da última sexta-feira (09), uma solenidade para marcar sua despedida. Com muita emoção o Comandante da UBM, Tcel Tavernard, ressaltou a importância dos serviços do Subtenente Lemos e a falta que ele fará para o Corpo de Bombeiros.

O evento foi encerrado com um desfile da tropa em continência ao militar. O Comando do 4º GBM presentou o Subtenente com um Certificado de Agradecimentos pelos 30 anos de serviço e uma pequena lembrança também foi oferecida pelo CFS do Polo Santarém e entregue em mãos pelo Aluno CFS Duarte, que também é seu irmão. Além disso, não faltou o tradicional banho de despedida.

“Sinto-me muito feliz de ter concluído essa missão junto a Corporação e ter tido a oportunidade de poder honrar o lema dos Bombeiros, de Vidas Alheias e Riquezas Salvar, nessa árdua tarefa que é servir e proteger a população. Para os que ainda ficam. Muitos que ajudei a formar, desejo que o compromisso, a responsabilidade, a dedicação, o companheirismo e principalmente amor ao próximo e à nossa profissão sejam mantidos no dia-a-dia de cada um, pois isso é a base para o sucesso de nosso trabalho.”- Declarou o Subtenente RR, acompanhado de sua esposa e filha.

Texto: Al CFS Quemel/Martha Costa

Fotos: Subten Castro, Sgt's Maclean e Navarro