Projeto Bombeiros da Vida participa do encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O projeto social do CBMPA “Bombeiros da Vida” participou na manhã desta sexta-feira, 05 de agosto do encerramento da semana mundial de aleitamento materno, que ocorreu em parceria com a Fundação Santa Casa de Misericórdia e Secretaria Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Praça do Horto, na rua dos Mundurucus e disponibilizou as participantes orientações de como se cadastrar como futuras doadoras ao banco de leite materno humano do Pará.

A semana contou com ciclo de palestras, treinamentos, dinâmicas, atividades com o objetivo de divulgar o trabalho assistencial realizado pelo Projeto Bombeiros da Vida. O evento além de incentivar o cadastro de novas doadoras de leite, ainda informa sobre a importância de doar leite materno, para ajudar na alimentação dos bebês que tem mães com mastite (inflamação nos seios).

Segundo a coordenadora do programa, Sargento Rubenita Trindade, Bombeiros da Vida tem beneficiado 200 crianças por mês. “A doação é um ato de extrema importância para os recém-nascidos que se encontram a espera de leite na unidade neonatal da Santa Casa de Misericórdia, por este motivo, buscamos incentivar ações que contribuam para informar a população e incentivar o cadastro de doação”, destacou a Sargento.

A mãe Aline Pinheiro tornou-se doadora há 3 meses, a iniciativa surgiu após o nascimento de sua filha. “Quando a minha filha nasceu, ela precisou permanecer na UTI neonatal por um período, e alí eu percebi a dificuldade que as mãezinhas tinham em amamentar, em saciar a necessidade de seus filhos, foi a partir daí que eu senti o desejo de me tornar doadora. Hoje me sinto feliz em ajudar os bebês, eles são como um segundo filho”, contou a doadora.

Em fala, a representante da equipe responsável pelo banco de leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia, Vanda Marvão, comentou que: “a parceria com os bombeiros é fundamental para a manutenção do BLH, banco de leite humano, visto que grande parte do leite que chega até a Santa Casa é proveniente do trabalho desenvolvido pelo programa”.

O evento contou com a parceria da Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais; Universidade Federal do Pará; da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Médicos e do Boticário.

“Conseguimos pessoas para fortalecer a campanha de aleitamento materno nesse evento aqui na praça, que conscientiza as mães sobre a importância da doação de leite humano e do ato de amamentação, pois é considerada a principal fonte de vida para os bebês”, disse Isabela Jatene, Secretária Extraordinária de Integração de Políticas.

Durante o encerramento, as mães doadoras participaram de rodas de conversa e lanche coletivo. O conjunto musical do CBMPA finalizou a semana mundial de aleitamento materno com apresentação musical, que alegrou os participantes do evento.

Texto: Soldado Roclane Damasceno e Voluntária Civil Camila Santos.

Fotos: Voluntário Civil Michel