Defesa Civil promove treinamento em SANTARÉM

dasilva 2 dasilva 1

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou treinamento para Agentes de Defesa Civil, por meio do Curso Operacional de Defesa Civil e o de Avaliação de Danos, no Município de Santarém. O treinamento foi ministrado pelo 2º TEN QOABM Marcio Alberto Carvalho Da Silva – Técnico da CEDEC e Instrutor da SEDEC-MI (Defesa Civil Nacional).

O evento foi promovido em dois momentos, o primeiro no período de 06 a 10 de Fevereiro de 2012, e o segundo de 13 a 17 do mesmo mês.

O treinamento da CEDEC teve como titulo “FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE TÉCNICA OPERACIONAL DA DEFESA CIVIL DE SANTARÉM, e no primeiro momento foi realizado o curso “OFICINA DE ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA PARA PREVENÇÃO DE AÇÕES DE DEFESA CIVIL EM EVENTOS ADVERSOS, voltado para o público alvo de 200 (duzentos) comunitários de 16 (dezesseis) bairros do Município de Santarém; (Mapiri, Caranazal, Uruará, Matinha, Santo André, Maicá, Urumarí, Área Verde, Maracanã, Maracanã I, Aeroporto Velho, Esperança, Jardim Santarém, Santarenzinho, Urumanduba e Pérola do Maicá). Os participantes foram divididos em 04 (quatro) turmas, pelo turno da manhã e tarde.

O treinamento teve por objetivo fortalecer a capacidade técnica-operacional da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, do Município de Santarém em áreas de risco (urbana e rural), bem como incentivar a criação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUDEC’s, para preparar a comunidade em ações preventivas e de preparação a desastres.

No segundo momento foi ministrado, no período da manhã e tarde, o Curso Operacional de Defesa Civil (CODC) e o Curso de Avaliação de Danos (CADAN). Participaram dos respectivos cursos, - técnicos em Defesa Civil das Coordenadorias Municipais de: Santarém, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Prainha, Almeirim, Monte Alegre, Itaituba, Jacaréacanga, Altamira, Rurópolis, Trairão, técnicos da Defesa Civil do Estado e representantes de NUDEC’s. O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Santarém, e com o apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

O treinamento teve uma boa aceitação pelo público alvo, pois contribuirá para o aperfeiçoamento profissional, principalmente, para os lideres comunitários e técnicos de defesa civil do município de Santarém.

Texto: CEDEC (2º Ten QOABM Da Silva)

 

Fotos: Arquivo da CEDEC

Revisão: ASCOM