Operação Carnaval na Ilha de Outeiro

outeiro2 5  outeiro2 8

Banhistas são atraídos pela bela manhã de sol, de segunda-feira (20) para a ilha de Outeiro, e aproveitam o carnaval relaxando no balneário, sob a segurança de militares do Corpo de Bombeiros, que estão trabalhando como guarda-vidas na prevenção de acidentes.

outeiro2 4 outeiro2 6

O CBMPA disponibilizou 50 militares para trabalhar na Operação Carnaval na ilha de Outeiro e outros balneários que ficam próximos, como Cotijuba e praia do Cruzeiro, e conta com apoio de uma viatura AR-52, e uma lancha do Grupamento Marítimo (GMAF) para atender as ocorrências de média e grande complexidade.

outeiro2 7  outeiro2 9

A operação iniciou sábado (18), e irá até terça-feira (21) , com um efetivo de guarda-vidas que estão presentes nas seguintes praias de Outeiro: praia grande, praia do amor e praia da Brasília, sob o comando do Major BM Farias, auxiliado por vários oficiais, entre eles o Ten BM Amaro, Ten BM Wallison e Ten BM Neto.

outeiro2 10 outeiro2 3

O Major BM Farias, relata ao ser questionado acerca do serviço preventivo e das ocorrências na praia que possui um índice elevado de banhistas.

“A praia grande até o momento possui pouca ocorrência registrada, proporcionado pelo bom trabalho preventivo dos guarda-vidas, e também está tranquilo o movimento de banhistas, devido a questão da maré vazar durante o horário da manhã, algo que contribui no serviço preventivo dos bombeiros”

outeiro2 1 outeiro2 2

O Tenente Neto, Tenente Amaro, Subtenente Jair e o soldado Cristiano presenciaram no sábado (18), uma ocorrência pouco casual na ilha de Outeiro, pois um jacaré de média estatura foi encontrado em uma “vala” próximo do estacionamento da praia grande.

“Chegamos por volta das 7h da manhã para montar serviço na praia, e a população nos chamou para capturar um jacaré que estava em uma vala próximo do estacionamento da praia grande, - fizemos a contenção do animal e encaminhamos para um local adequado”, disse o Tenente Neto.

Quatro militares atuam na praia grande como socorristas, e estão distribuídos em dois postos, e já atenderam várias ocorrências de banhistas como relata a socorrista SD BM Verônica.

“Até esta segunda-feira (20), já atendemos cinco casos de crianças perdidas de seus pais, um principio de afogamento, quatro curativos  e dois mal súbitos”, disse a soldado.

A ocorrência mais frequente na praia grande, é de crianças perdidas, segundo informação do Major Farias, por isso a equipe da BM/5 se preocupa em realizar o serviço de distribuição de pulseirinhas de identificação, inclusive fizeram este trabalho nesta segunda-feira (20), onde teve uma boa aceitação pelos pais das crianças na praia, pois eles procuravam a equipe da BM/5 para colocar a pulseirinha em seus filhos, como foi o caso de Silvia Rodrigues, mãe de Felipe Gabriel, de cinco anos de idade, que achou excelente essa atitude do Corpo de Bombeiros.

“Essa atitude do Corpo de Bombeiros é excelente, e poderia ter todos os finais de semana esse serviço de entrega de pulseirinhas de identificação, pois os banhistas necessitam desse trabalho, devido a praia grande ser um balneário popular, onde várias pessoas carentes frequentam e, muitas vezes, no momento de diversão não prestam atenção nos seus filhos, que acabam se perdendo, eu mesma já procurei os pais de crianças que estavam perdidas, por um ato de solidariedade”, disse a mãe de Felipe.

A operação de carnaval do CBMPA está sendo tranquila na ilha de Outeiro, pois os guarda-vidas estão desempenhando bem o serviço de prevenção, e os banhistas agradecem a segurança proporcionada pelos militares no carnaval 2012.

Texto:SD BM Damasceno

Fotos: CB BMCarlos

Revisão:ASCOM