Operação Carnaval do CBMPA na Ilha de Mosqueiro

mos 1 mos 2

Um efetivo de 72 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, realiza prevenção em 12 praias na Ilha de Mosqueiro, sob o comando do Major BM Eduardo Celso, e supervisão de alguns oficias, entre eles o Ten BM Monteiro, com objetivo de preservar a segurança dos banhistas que procuram o balneário para curtir o carnaval.

Veja a galeria de fotos

A operação carnaval do CBMPA, na ilha de Mosqueiro, está oferecendo o serviço de guarda-vidas e socorristas, e conta com o apoio de uma viatura resgate, duas motos resgate, uma viatura do GMAF e uma lancha para as seguintes praias: Baia do Sol, Chapéu Virado, Farol entre outras.

mos 3 mos 5

Os primeiros dias - sexta-feira (17) e sábado (18), foram considerados tranquilos para o comandante da operação, Major BM Eduardo Celso, pois a concentração nas praias foram mais de famílias, porém a expectativa é que nos próximos dias – domingo (19), segunda (20) e terça-feira (21) sejam agitados, devido a presença de blocos carnavalescos, micaretas e piqueniques.

Na praia do Farol, 12 militares estão trabalhando como guarda-vidas, sob a supervisão do Ten BM Monteiro, auxiliado pelo SGT BM Maciel, que relata sobre as ocorrências mais casuais atendidas na barraca de apoio do CBMPA.

mos 7 mosce 1

“As ocorrências mais atendidas na barraca de apoio são afogamentos de pessoas embriagadas, devido a ingestão, em excesso, de bebidas alcoólicas, e pessoas que nadam para longe da beira da praia, - mas essa situação é sempre contornada pelos guarda-vidas”, diz o sargento.

Também o Major Eduardo Celso, comenta a respeito das ocorrências atendidas na barraca de apoio do CBMPA.

mosce 2 mosce 3

“Nas barracas de apoio do CBMPA ocorrem atendimentos de pessoas com ferimentos de objetos perfuro cortantes, crianças perdidas dos seus pais, e casos de princípios de afogamentos, mas esses acidentes podem ser solucionados de forma antecipada, se o guarda-vidas realizar a ação de prevenção antes que aconteça a ocorrência”. Disse o Major.

A praia do Farol também teve apoio de 8 alunos do Projeto Escola da Vida do Corpo de Bombeiros, sob o comando do instrutor, SD BM Teles, onde entregaram cerca de 75 pulseirinhas de identificação para as crianças, - caso elas se percam dos seus pais, o uso da pulseira, facilita para que os guarda-vidas localizem os seus familiares, através desta identificação.

A equipe da Assessoria de Comunicação Social do CBMPA (BM/5), também esteve, neste sábado (18), na ilha de Mosqueiro realizando a cobertura do serviço de guarda-vidas, bem como fazendo a identificação das crianças, por meio das pulseiras de identificação.

A banhista Eliane Oliveira, mãe de Raiane de 1 ano e 3 meses de idade, fala que a entrega de pulseirinhas é um serviço importante, pois serve de prevenção caso as crianças se percam dos seus pais, pois muitas mães ficam desatentas nas praias e não olham seus filhos.

O serviço dos guarda-vidas nas praias da ilha do mosqueiro, será realizado até terça-feira (21), e o Corpo de Bombeiros com seu efetivo, aguarda vários banhistas que vão aproveitar o feriado de carnaval nos balneários do Estado.

Texto: SD BM Damasceno

Fotos: CB BM Carlos