CBMPA realiza o I Pedal do Fogo e Exposição de Materiais Operacionais.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou na manhã deste domingo, 26 de junho, no Portal da Amazônia, em Belém o I Pedal do Fogo e Exposição de Materiais Operacionais. O evento fez parte da programação da Semana de Prevenção alusiva ao Dia nacional do Corpo de Bombeiros, que completará 160 anos no dia 02 de julho.

O Pedal do Fogo foi um passeio ciclístico realizado de forma inédita pela corporação, que teve largada às 7hs, no Portal da Amazônia e os participantes percorreram diversas ruas de Belém, entre elas, a Rua dos Mundurucus, Tv. Padre Eutíquio, Av. Alcindo Cacela, Av. Visconde de Souza Franco, Av. 16 de Novembro, entre outras, totalizando um trajeto de 18 km. O percurso foi acompanhado por um trio elétrico e contou com a distribuição de água e frutas.

O evento ciclístico teve 2.535 inscritos entre militares da corporação e civis, e teve apoio do Governador do Estado, Simão Jatene, por meio da SEEL, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Também contou com apoio do Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli; da SEMOB; Polícia Militar; Guarda Municipal e da TV Liberal.

A equipe organizadora do Pedal foi composta por oficiais do Centro de Atividades Técnicas e GMAF, que tiveram o objetivo de estreitar a relação Corpo de Bombeiros e sociedade, com incentivo do uso de bicicleta para prática de esportes e como meio alternativo para locomoção.

“O pedal do fogo vem para incentivar a prática de esportes, visto a importância tanto da população, como do próprio bombeiro, em buscar um bom condicionamento físico. No quartel do comando geral, além da nossa educação física diária, também montamos um grupo para a prática de esportes. Toda terça e quinta-feira estamos realizando atividades ciclísticas, o que tem contribuído bastante para manter nossa saúde em bom estado, além de minimizar o estresse diário”, disse o participante militar do Pedal do fogo Subtenente músico Cardoso.

Para o participante civil Valdemar Paiva de 61 anos o Pedal do Fogo foi um sucesso: “O passeio ciclístico foi muito organizado, com largada em um horário favorável, tanto pelo trânsito, como para o próprio ciclista que está à mercê do sol. Sempre que posso, eu participo desses passeios, pois acho importante a prática de esportes em todas as idades. Eu recentemente fiz uma cirurgia envolvendo problemas no coração e por orientação médica eu prático atividades de caminhada e ciclismo, o que tem me ajudado bastante. Então eventos como esse contribuem para que mesmo aqueles que não são esportistas, também possam estar praticando esportes, além de dar oportunidade para que conheçamos as atividades realizadas pelos bombeiros”.

O CBMPA realizou de forma simultânea ao evento do Pedal do Fogo, a atividade de Exposição de materiais operacionais da corporação em 11 barracas da Defesa Civil Estadual, distribuídas entre os quartéis: 1º GBM -  Exposição de materiais de combate a incêndio (mangueira, extintor); 2º GBS/GSE - Demonstração de materiais pré-hospitalar, informações de primeiros socorros, demonstração na área de resgate; 3º GBM - Demonstrações de materiais de combate a incêndio; PEV/1º GBM- alunos do programa participando da Exposição de materiais para instrução de acidentes domésticos e vídeo demonstrativo do programa; GMAF - Exposição de materiais de salvamento aquático, roupas de mergulho, nadadeira, respirador autônomo; DEFESA CIVIL -  Informações e orientações sobre as ações de prevenção realizadas pela defesa civil. Sistema de proteção nacional, fotos e vídeos das últimas ações e esclarecimentos das dúvidas sobre cheque moradia; POLIBOM - Saúde bucal, vídeo, escovação e aplicação de flúor, controle de peso, verificação de pressão arterial, medição de glicose, orientações de doenças virais e doenças sexualmente transmissíveis; 1° GBS - Exposição de materiais e técnicas de salvamento, oficinas de combate a incêndio e salvamento veicular com desencarcerador. O CBMPA contou com a parceria do DETRAN - Orientações de cuidados no trânsito; e da CLÍNICA THAYANA ALBUQUERQUE - com verificação de medidas, degustação pré e pós-treino, informações nutricionais.

“Gostei bastante das exposições, pois os militares apresentaram nas barracas vários materiais interessantes que fazem parte do dia a dia dos bombeiros e que não conhecemos. Moro próximo ao Portal da Amazônia e eventos como esses movimentam os moradores e são sempre bem vindos”, afirmou Neila Rodrigues de 36 anos.

.

Texto: Soldado Roclane Damasceno e Voluntária Civil Camila Santos