Organizadores do I Pedal do Fogo iniciam a entrega das camisas aos participantes.

Na manhã desta segunda-feira (20), foi dado início a entrega dos kits de uniforme para os participantes do I Pedal do Fogo, passeio ciclístico que será realizado pelo Corpo de Bombeiros no próximo domingo, 26 de junho.

As inscrições foram encerradas no dia 15 deste mês e alcançaram o total de 2.535 inscritos entre militares da corporação e civis. Os kits são direcionados aos 1000 primeiros inscritos e serão entregues hoje e amanhã, no auditório do Comando Geral, localizado na Avenida Júlio César, no horário de 8h as 17h.

O passeio ciclístico terá largada às 7hrs, no Portal da Amazônia e os participantes percorrerão diversas ruas de Belém, entre elas, a Rua dos Mundurucus, Tv. Padre Eutíquio, Av. Alcindo Cacela, Av. Visconde de Souza Franco, Av. 16 de Novembro, entre outras, totalizando um trajeto de 18 km. O percurso será acompanhado por um trio elétrico e contará com a distribuição de água e frutas, além de apresentações da Banda de Música do CBMPA.

Após a chegada, haverá sorteio de brindes entre todos os inscritos, e para receber os prêmios será exigido a apresentação de documento oficial com foto.

Incentivo

O pedal do fogo é um evento inédito na corporação e dará início a semana de prevenção alusiva às comemorações do Dia Nacional do Bombeiro. O passeio propõe um estreitamento na relação Corpo de Bombeiros e sociedade, com incentivo do uso de bicicleta para prática de esportes e como meio alternativo para locomoção. Através do pedal o CBM desenvolverá uma campanha pela redução de acidentes no trânsito, visto que tem sido uma das principais ocorrências atendidas pela corporação.

O grupo de ciclistas unidos por um esporte participará do pedal e os membros do grupo encontram-se ansiosos pela chegada do evento. Eles realizam pedaladas há um ano e quatro meses e sempre que surgem oportunidades, participam de competições.

Para os ciclistas, iniciativas relacionadas ao esporte são de extrema importância, principalmente na área do ciclismo, visto que a modalidade tem alcançando muitos adeptos, porém ainda sofre com a falta de estrutura adequada e com o desrespeito da população.

“Mesmo utilizando a ciclofaixa que é o local onde devemos transitar, ainda corremos o risco de enfrentar acidentes no trânsito, até porque ao percorrermos as vias públicas nem sempre recebemos respeito por parte da população, parece que vivemos uma disputa entre carros e pedestres”, declarou Iusidalva, integrante do unidos por um esporte.

Para Carlos Mendonça, um dos coordenadores do grupo, o Corpo de Bombeiros contribui com o trabalho de conscientização no trânsito ao incentivar ações relacionadas ao ciclismo. “Através do evento, tanto os motoristas, como os próprios pedestres, são incentivados a respeitar quem transita pelas vias públicas de Belém e ainda estimula a prática de esportes e a utilização da bicicleta como meio alternativo para locomoção”, afirmou o coordenador.

O evento contará com o apoio e auxílio direto e indireto de órgãos da Segurança Pública Estadual e Municipal, Secretarias, Prefeitura, Entidades não governamentais e Instituições privadas.

Texto: Voluntária Camila Santos

Fotos: Soldado Roclane Damasceno