Bombeiros do Pará comemoram seus 129 anos de criação

129 anos 1  129 anos 7

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou nesta sexta-feira, 25, a solenidade Cívico-Militar alusiva aos 129 anos de criação do Corpo de Bombeiros do Pará e a formatura de novos aspirantes a oficial. O governador Simão Jatene presidiu a solenidade, revistou a tropa e entregou a espada que representa o símbolo do “oficialato” aos futuros aspirantes.

Veja a galeria de fotos

129 anos 5 129 anos 3

Na ocasião, autoridades civis e militares que também estiveram presentes no evento foram agraciadas com a Medalha do Mérito de Defesa Civil. “Comemorar o aniversário de 129 anos da nossa corporação é um momento muito importante para todos nós. A corporação do Pará tem sua história marcada com atos e fatos que nos engrandecem. Poucas profissões têm o símbolo da solidariedade tão grande como os Bombeiros”, disse o chefe do Executivo.

129 anos 6 129 anos 3

Durante a cerimônia, o cabo Celso de Souza Salgado, que atua no Corpo de Bombeiros há cinco anos, foi promovido por ato de bravura e bom desempenho na corporação. O cabo participou de várias operações bem sucedidas na área da defesa civil. Na última delas, o bombeiro salvou seis pessoas durante o naufrágio de uma embarcação no município de Prainha. O governador parabenizou e elogiou o cabo pela coragem e pela dedicação. “Sempre procurei me esforçar o máximo durante o meu trabalho. Fazer parte do Corpo de Bombeiros do Pará é uma honra para mim. Agora, melhor do que ser promovido foi ser elogiado pelo chefe maior do nosso Estado, o nosso governador”, disse o cabo Celso.

Formação paraense

129 anos 8 129 anos 9

A turma de aspirantes formada durante o evento é composta de 55 cadetes, dos quais 28 são do Pará, sete do Mato Grosso, 11 do Amapá e nove do Estado do Tocantins. O curso de formação teve duração de três anos. “A formação que tivemos aqui no Pará foi excelente. A corporação nos ofereceu um treinamento de primeira qualidade e me sinto muito honrado de ter participado deste curso”, afirmou o cadete que veio de Tocantins, Benvindo Filho Pinto de Queiroz, primeiro colocado no curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar do Pará.

129 anos 10 129 anos 11

Assim como ele, a cadete Mato-Grossense Tamara Sesicott, teve que sair de seu estado para se formar no Pará. “Fiquei muito feliz quando soube que viria para o Pará. Fomos muito bem recebidos e aprendemos coisas maravilhosas. Inclusive eu já me sinto uma paraense, já falo até égua”, brincou a cadete.

dia do bombeiro 16 dia do bombeiro 13

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará surgiu no Estado do Pará no dia 24 de novembro de 1882. Atualmente a corporação possui um efetivo de 3.127 militares, entre homens e mulheres, praças e oficiais. É o quinto maior efetivo do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais. Além do quartel do Comando Geral, a corporação conta ainda com 14 Unidades Operacionais distribuídas na Região Metropolitana de Belém e está presente em 20 municípios.

dia do bombeiro 17 129 anos 7

Bruna Campos - Secom