Crianças do Ophir Loyola tiveram um dia especial nos Bombeiros

loiola 1loiola 2loiola 3

Na quarta-feira (19), ocorreu o evento intitulado “ESPERANÇA NO AMANHÔ, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O evento contou com a colaboração de um empresário, que juntamente com parte do efetivo do quartel do QCG e técnicos da Defesa Civil, proporcionaram uma manhã de solidariedade e alegria para as crianças que fazem tratamento oncológico no hospital Ophir Loyola.

Veja a galeria de fotos

 

loiola 4loiola 5loiola 6

O evento iniciou às 09h, com a chegada das crianças e equipe de professores da SEDUC e Assessoria de Comunicação do Ophir Loyola, ao quartel do CBMPA, onde foram recepcionadas pelo Comandante Geral – Coronel BM Donato, que deu as boas vindas às crianças, professoras e familiares, reforçando a importância desse tipo de atividade que contribui para o tratamento das crianças e, agradeceu também na sua fala, aos organizadores e colaboradores que se empenharam para a realização do evento. A programação contou com a participação da banda de música, palhaços, brincadeiras, oficina de arborismo com tirolesa, ponte de cordas e rapel, o já tradicional passeio na viatura de bombeiro e, ao final um lanche e entrega de brindes no refeitório do QCG.

 

A Capitã BM Adriana se caracterizou de palhaço para divertir as crianças com brincadeiras e danças, proporcionando momentos de alegria para os pequeninos que lutam contra o câncer. A Capitã Samara, Capitã Alessandra e Capitã Ciléia, os Sargentos Francisca, Alvin e Rubenita, Técnica Wilma, Soldados Caroline, Jaqueline e Kécia, ajudaram nas atividades da programação.

O empresário Marcus Andrade, juntamente com sua espora Flavia Andrade patrocinou o lanche e brinquedos, que foram doados para as crianças, e essa ação foi motivada pela experiência que viveram com sua filha, que apresentou sintomas do câncer, mas fez todos os exames e foi descartada a hipótese dela ter a doença. Naquele momento conheceram a médica especialista em oncologia pediátrica - Alayde Vieira, que cuidou do caso e, mostrou para o casal, o setor do Hospital Ophir Loyola que atende as crianças com câncer, e também informou sobre a parceria que o Corpo de Bombeiros possui com o Hospital. A partir daquele momento eles “abraçaram” a causa.

“Minha filha teve suspeita de estar com câncer, mas foi descartada a hipótese, através de exames e agora apoio as crianças portadoras desta doença, pois gosto de ver, elas sorrindo”, disse o empresário.

A Médica pediátrica Alayde Vieira, trabalha no setor de oncologia com as crianças que tem câncer e apoia a parceria do Corpo de Bombeiros com o Hospital Ophir Loyola, pois o fato dos pequenos saírem do ambiente hospitalar serve de complemento no tratamento da doença.

“A parceria que o Corpo de Bombeiros tem com Hospital Ophir Loyola é ótimo para as crianças, pois o passeio que elas fazem até o quartel do comando geral, ajuda como complemento no tratamento do câncer”, comenta a Médica.

A psicóloga Paula Cunha trabalha seis meses com as crianças portadoras do câncer no Hospital Ophir Loyola, e acompanha os mais diversos casos de pacientes que possui esta doença, e também é favorável no deslocamento das crianças ao Corpo de Bombeiros, porque o passeio contribui no tratamento.

“Gosto muito de trabalhar com as crianças portadoras do câncer, e sou favorável na saída delas até o Corpo de Bombeiros, pois isso contribui no tratamento, porque elas saem da rotina hospitalar”, diz a psicóloga.

Ângela Barbosa, professora da SEDUC há 25 anos, trabalha cerca de três meses no hospital Ophir Loyola no espaço que fica no setor de quimioterapia, lecionando para os pequenos que são impossibilitados de frequentar uma escola, devido o tratamento que eles fazem sendo que a educadora também concorda com o passeio das crianças até os Bombeiros, pois oferece perspectiva de vida.

As mães das crianças gostaram do evento que o Corpo de Bombeiros proporcionou para seus filhos, porque contribuiu para eles saírem da rotina, algo que ocorreu com o filho da dona Andréia Martins, que mora em Ananindeua.

“Primeira vez que o meu filho participa do passeio até o Corpo de Bombeiros, e gostei bastante da recepção, porque isso contribuiu para ele sair da rotina”, comenta dona Andréia.

O adolescente Edmilson Gonçalves de 15 anos, paciente do setor de oncologia do Hospital Ophir Loyola participou de todas as atividades que o Corpo de Bombeiros ofereceu, e gostou mais dos exercícios da tirolesa e do rapel.

“Participei de todas as atividades, mas gostei da tirolesa e rapel, quando eu ficar bom quero ser um bombeiro”, relata Edimilson.

Um momento especial durante a visita das crianças foi o tradicional passeio ao redor do pátio do Comando Geral na viatura dos Bombeiros, pois os pequenos voltaram toda atenção para atividade, e demonstraram entusiasmo durante o deslocamento de dentro da viatura, sentindo, por questão de minutos, a emoção de estar na condição de um bombeiro.

O jornalista Joaquim Campos esteve presente no evento e parabenizou as mães que lutam junto com seus filhos contra o câncer.

O Tenente Coronel BM Reis, que estava à frente da organização do evento, contou com o apoio de uma equipe de militares e técnicos da Defesa Civil, que contribuíram durante toda programação. A visita das crianças do hospital Ophir Loyola já faz parte do calendário de eventos da corporação.

O evento “ESPERANÇA NO AMANHÔ foi um sucesso e atingiu o objetivo que a corporação pretendia alcançar, ou seja, contribuir no tratamento dessas crianças. Na despedida do quartel, por volta das 11h30, era visível a alegria estampada na face das crianças e, isso nos deixou muito felizes e certos da missão do dever cumprido. Disse o Tcel BM Reis.

O evento também contou com o apoio dos quartéis do 1º GBS, GSE, 11º SGBM, CFAE, bem como da Defesa Civil, Ajudância Geral, Banda de Música, DAL.

Texto: SD BM Damasceno

Fotos: SD BM Juliana

Revisão: ASCOM