Curso de Busca e Resgate em Área de Selva é concluído

selva 1selva 3selva

Ocorreu na tarde de ontem (18), no auditório do quartel do Comando Geral do CBMPA, a cerimônia de encerramento do Curso Operacional BM/2011 – Busca e Resgate em Área de Selva, em sua 4ª edição. O curso foi realizado no período de 18 de setembro a 17 de outubro do ano em curso e, teve uma carga horária de quatrocentas horas aulas.

selva 2selva 4selva 5

Ao final do CRAS, trinta e três militares conseguiram concluir o curso com aproveitamento. Dos concluintes, 22 são do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, 02 da Polícia Militar do Pará, 05 dos Fuzileiros Navais de Belém, 01 da Polícia Militar do Mato Grosso e 03 do Exército Brasileiro.

 

Os principais objetivos do curso foram: especializar oficiais subalternos e praças, na área de busca e resgate em área de selva e cria o procedimento operacional padrão – POP para atendimento de ocorrências nessa área de busca e resgate.

Durante a cerimônia, os três primeiros colocados no curso, SD BM Cledison Gonçalves, 2º Tenente BM Raimundo Moura e SD FN Anderson Lobato, respectivamente, receberam os seus certificados de conclusão do curso das mãos do presidente da cerimônia e demais autoridades da mesa oficial.

Outro momento marcante da cerimônia foi a entrega dos brevês do curso, pelas madrinhas e padrinhos, aos formandos, que prestigiavam a cerimônia com os demais familiares dos militares.

A cerimônia foi presidida pelo Coronel QOCBM Fernando – Subcomandante Geral do CBMPA, e contou também com a presença do Tcel BM Franklin – Diretor de Ensino e Instrução, Tcel BM Roger – Subcomandante Operacional, Capitão de Corveta Fuzileiro Naval – Elder Vaz, que estava representando o Comandante do Grupamento de Fuzileiros Naval de Belém, Capitão Tenente Fuzileiro Naval Vanderli, Major BM Silvio Feitosa – Comandante do 2º SGBM, Capitão BM Neto- Coordenador do CRAS e Capitão BM Alessandra – Subcomandante do 1º GBS.

O Tcel BM Franklin, em sua fala, agradeceu a equipe docente pela condução do curso, enfatizando o fato de não ter ocorrido nenhum acidente com os alunos. Agradeceu também, de forma especial ao Capitão BM Neto, coordenador do CRAS, pela dedicação que teve a frente do mesmo.

O Coronel BM Fernando, ressaltou em sua fala a participação de outros órgãos das Forças Armadas e Auxiliares, no respectivo curso e a importância do mesmo já ter ultrapassado as fronteiras do Estado, tanto assim, que contou com a participação de um militar da PM do Estado do Mato Grosso. Agradeceu de forma geral ao corpo docente, ao Capitão Neto, a todos os concluintes, pelos conhecimentos trocados com os instrutores e, aos familiares dos formandos, pela presença, num momento tão especial para os militares, que conseguiram concluir o curso.

Ao final do evento foi apresentado um vídeo dos alunos do CRAS e, na sequência realizada a foto oficial da turma na área em frente à fachada do QCG.

Texto: ASCOM

Fotos: CB BM Carlos