Voluntários municipais recebem palestra sobre combate à Dengue

Uma parceria da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Belém (COMDEC) e SESMA promoveu na manhã da última quinta (17), uma palestra a agentes municipais sobre prevenção e combate ao mosquito da dengue.

A palestra teve a participação de 40 agentes municipais no auditório do Corpo de Bombeiros e teve o objetivo de habilitá-los a combater a proliferação do mosquito na comunidade.

A região Amazônica é uma das regiões mais atingidas pela epidemia, devido abundância de água; enquanto que em Brasília não tem surto da doença, por causa da baixa umidade do ar. No Pará, os municípios de Belém e Altamira estão como os mais atingidos pelo mosquito Aedes Egypti infectado. No ano passado dos 243 infectados pela dengue hemorrágica, 12 faleceram.

O doutor Agostinho de Araújo, epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde e palestrante do evento, ressalta que o Governo Federal vem conscientizando a população para o problema através de importantes campanhas educativas nos meios de comunicação, todavia a população não tem real noção do perigo da dengue. “Se nós perguntarmos às pessoas como podemos combater, elas irão responder. Mas quando vamos às suas casas encontramos o contrário”. Preocupado, ainda ressalta “Essa doença não tem vacina”.

Para quem já tinha entendimento sobre o assunto abordado, a palestra funcionou como um reforço e atualização. A agente municipal Cláudia da Costa, Técnica em Enfermagem, 27 anos, diz que o evento atendeu as expectativas e serviu para esclarecer as dúvidas de todos os presentes.