Operação Veraneio tem redução de ocorrências

atendimentospreveno_nas_estradasPr-hospitalar

Hospital_de_campanhaidentificaoapoio

438 ocorrências foram registradas desde o dia 1º de julho nos principais balneários do Pará. Estão sendo atendidos 36 balneários com aproximadamente 650 Guarda-Vidas, 48 socorristas em motos e nas Unidades de Resgate (UR) nas estradas estaduais e federais e 6 tripulantes da aeronave “RESGATE 01”. Os balneários de Outeiro, Salinas, Beja e Crispim têm os maiores números de registros desde o dia 1º de julho quando foi iniciada a Operação. Foram distribuídas pulseiras de identificação e panfletos pelas equipes da Assessoria de Comunicação Social e da Defesa Civil do Estado.

Veja a galeria de fotos

Marudá

O fim de semana foi considerado tranquilo na praia de Marudá pela guarnição do Corpo de Bombeiros, no entanto o movimento considerado maior em relação ao mesmo período no ano de 2010. O canal localizado em frente à praia mereceu atenção e prevenção dos Guarda-Vidas. Foi também realizado a distribuição das pulseirinhas de identificação para crianças que estão presentes nas praias e também prioridade no serviço de prevenção.

Os serviços em Marudá e Algodoal acontecem diariamente, sendo reforçada aos finais de semana com 34 bombeiros no mês de julho.

Mosqueiro

No período da Operação Veraneio 2011 a Ilha de Mosqueiro conta com um efetivo de aproximadamente 55 militares entre Guarda-Vidas e mergulhadores durante a semana. Aos finais de semana esse efetivo aumenta. Uma viatura Resgate e uma embarcação reforçam o serviço operacional.

Durante toda a Operação os Cadetes do 3º do Curso de Formação de Oficiais BM divididos em duas equipes de 18 cada, estarão atuando nos Distritos de Outeiro e Mosqueiro. A atividade de Guarda-Vidas serve para os Cadetes de estágio para a disciplina de “Planejamento e Comando de Salvamento Aquático”.

Mosqueiro já registra aumento banhistas no segundo final de semana um fluxo de banhistas bem maior em comparação ao primeiro final de semana em Mosqueiro, ressalta O Major BM Eduardo Celso, Comandante do Quartel de Mosqueiro.

Um hospital de campanha e uma Viatura Resgate também estão a disposição da Operação na Barreira da Policia Rodoviária Estadual, na estrada que dá acesso à Ilha. Policia Rodoviária Estadual, DETRAN e o Corpo de Bombeiros atuam em conjunto.

Salinas

O segundo domingo (10) da Operação Veraneio, em Salinópolis, foi bem agitado. Crianças perdidas, agressões físicas, acidentes com animais marinhos, mal súbitos e transportes de emergência, foram algumas das ocorrências atendidas nos balneários pelos bombeiros.

Com a maré cheia, o cuidado e atenção dos Guarda-Vidas foram redobrado, evitando assim que acontecessem as fatalidades.

Edilma Custódio, 36 anos, foi uma das inúmeras vítimas, que foi socorrida pelos militares. Edilma teve o pé cortado e com eficiência da guarnição, rapidamente, foi encaminhada ao posto de atendimento. Ela contou que pisou em um copo quebrado e por conta disso estava andando com dificuldade e imediatamente chamou o bombeiro para ser atendida. "Muito importante e essencial ter esse serviço na praia.", elogiou.

Para o Tenente Amaro o motivo para que até agora não tenha acontecido nenhum acidente grave no município, foi o trabalho de prevenção realizado pelos incansáveis militares, que nessa época é um dos balneários com o maior fluxo de pessoas.

O Sub-Grupamento Bombeiro Militar de Salinas conta com aproximadamente 125 militares envolvidos na Operação, trazendo tranquilidade e segurança aos banhistas nas praias do Atalaia, Corvina, Farol Velho além do lago da Coca-Cola. Deles, 54 bombeiros oriundos das unidades de Belém que atuarão nos finais de semanas.

Além do emprego humano, o Sub-Grupamento utiliza uma lancha, que será utilizada como apoio náutico pelos Guarda-Vidas e mergulhadores. Viaturas operacionais, socorristas, ambulância além do helicóptero “RESGATE 01” estar de prontidão para ocorrências mais graves.

Outeiro

Na praia de Outeiro são 61 guarda vidas e 4 socorristas distribuídos nas praias Brasília, Artistas, Praia Grande, Praia do Amor e Barro Branco e mais dois postos de atendimento de primeiro socorros localizada na Praia Grande. Completam a estrutura uma viatura Auto Rápido, um Jet Sky e uma lancha.

Desde o inicio da operação foi constatado mais de 56 ocorrências conforme relato do Ten Macedo. No domingo (10) foi constatado 01 afogamento com gravidade, 01 princípio de afogamento, 01 ferido por animal marinho, 03 pessoas com mal súbito e 04 curativos e 50 crianças perdias sendo o último com tendência a triplicar.

Das ocorrências que mais chamou a atenção foi o do menor C.G.S.G, de 05 anos, morador no Bairro Sacramenta, Tendo por Genitora a Srª Sigiane Socorro Gomes Silva, que por volta das 13h30 quando brincava com outras crianças dentro da água sem os devidos responsáveis perto, se afogou e foi retirado com urgência pelos Soldados Ulisses e Cristiano, logo após receber os primeiros socorros a criança foi enviada para o hospital da localidade para receber oxigênio.

Estradas

Dois ciclistas foram atropelados e morreram na BR-316 no dia 09 (sábado). Os acidentes ocorreram por volta das 16h e equipe da Resgate atenderam as vítimas que faleceram no local. O trânsito na BR estava intenso devido saída dos veranistas rumo aos balneários do Estado.

1ª SEM

Fratura / Luxação

Curativos

Outros