Bombeiros realizam prevenção durante as principais romarias deste sábado

     

Militares do Corpo de Bombeiros atuaram na prevenção de acidentes durante as romarias fluvial e moto romaria, que ocorreram na manhã deste sábado (08). Os eventos fazem parte da programação do Círio de Nazaré 2016.

      

 A imagem peregrina saiu às 09h do trapiche de Icoaraci no navio Garnier Sampaio, da Marinha e percorreu um trajeto de 18,5km chegando 11h30min na escadinha do Cais do Porto no Centro de Belém.  Durante o trajeto, 40 militares estiveram empenhados através de três lanchas, dois botes e dois Jet ski, o que manteve a tranquilidade de centenas de devotos que acompanharam a romaria fluvial em cerca de 500 embarcações.

     

 De acordo com o Major Heden Souza que estava auxiliando o Tenente Coronel Farias na coordenação do serviço de prevenção, o evento contou com bombeiros especializados em mergulho, guarda vidas e socorristas para atender as possíveis ocorrências. “Os militares especializados foram orientados atuarem no serviço de prevenção para evitar a superlotação das embarcações, incêndios e afogamentos”, disse o oficial. 

       

Após a chegada da romaria fluvial, a imagem peregrina foi conduzida até a Avenida Presidente Vargas para então dar continuidade na terceira procissão do sábado, desta vez a moto romaria. A procissão que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até o Colégio Gentil Bittencourt contou com a participação de aproximadamente 15 mil motoqueiros e foi movida pela alegria e emoção dos participantes.

     

Durante a romaria, 19 bombeiros estiveram empregados nos serviços de prevenção contra incêndios em motocicletas, acidentes e controle de pânico. “A nossa prevenção iniciou desde a chegada da Imagem aqui na escadinha do Cais do Porto e seguirá na moto romaria até a Escola Gentil Bittencourt. Estamos contando com o apoio de nove viaturas e um efetivo de 19 bombeiros que atuarão para prevenir qualquer tipo de acidente e situação desagradável durante a  romarias", afirmou o capitão.

Os bombeiros não registraram ocorrências de alto risco durante as romarias deste sábado, e o serviço de prevenção foi considerado um sucesso entre o efetivo empregado nas missões. 

 

Texto: Soldado Roclane Damasceno e Voluntária Camila Santos

Fotos: Sargentos Carlos e Voluntária Camila Santos