Operação Semana Santa do CBMPA em Salinópolis, Peixe-boi e na Barreira de Santa Maria.

    

Segundo o Coordenador do serviço dos bombeiros em Salinópolis, Capitão BM Diego de Andrade Cunha cerca de 50 mil pessoas passaram nas praias do Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina neste feriado da Semana Santa, e o maior índice de ocorrência foram de acidente de banhistas que sofreram ferroadas e queimaduras de animais marinhos (caravelas e peixe bagri).

O capitão Diego considerou a operação tranquila porque não houve registro de ocorrências graves. Segundo ele, o público seguiu todas as orientações repassadas pelos guarda vidas. “Os militares alertaram aos banhistas sobre os horários da maré alta, os riscos de acidentes nos desníveis da praia (valões), os locais com pedras e com animais marinhos e também alertaram para não tomarem banho distante da margem da praia e terem cuidado com a movimentação de veículos na extensão do balneário”, disse o capitão.

    

A preamar (maré alta) e o tempo chuvoso não favoreceram a presença dos banhistas em alguns pontos na praia do Atalaia, como informou o cabo BM Peterson Souza, que estava realizando o serviço de guarda vidas próximo à rampa que dá acesso aos veículos. “O principal cuidado que temos próximo à rampa é não permitir que os banhistas tenham acesso nesse local no momento da preamar, pois oferece perigo de acidente, devido ter várias pedras e valões”, disse o cabo.

    

As ocorrências estava sendo atendidas em dois postos fixos na praia do Atalaia. O banhista André Luiz procurou o serviço dos bombeiros para fazer um curativo em um ferimento provocado por objeto perfuro cortante e aprovou a atuação dos socorristas. “O serviço dos bombeiros é excelente, pois em caso de acidente eles prestam assistência as pessoas que precisam”, comentou André.

Os bombeiros tiveram apoio em Salinópolis de duas motonaúticas, uma embarcação flexboat, uma viatura resgate, uma motocicleta, uma viatua pick up, uma viatura auto rápido e do helicóptero do GRAESP.

    

No Balneário de Peixe-boi cinco militares do quartel dos bombeiros de Capanema realizaram prevenção de acidente no feriado da Semana Santa. Os principais cuidados que eles tiveram no local foi evitar que os banhistas pulasse de uma ponte e permanecessem em uma área profunda do rio.

 

    

O Sargento BM Rivelino Queiroz comandou os guarda-vidas, e organizou o serviço colocando os militares em dupla e trio nos pontos críticos do balneário. Segundo o Sargento a operação foi realizada com êxito, pois não houve registro de nenhuma ocorrência, e esse resultado foi possivel devido ao bom serviço preventivo que foi realizado no balneário pelos guarda vidas, pois repassaram aos banhistas as orientações de cuidados com as áreas de perigo.

De acordo com o Sargento Rivelino esse ano a operação semana santa no balneário de Peixe-boi apresentou um número reduzido de público comparado a operação semana santa de 2015.

    

Também os bombeiros realizaram o serviço de socorrista na Barreira de Santa Maria com a unidade resgate 38 da corporação, que ficou a postos para atender as ocorrências de acidentes automobilísticos. A guarnição estava sendo coordenada pelo Sargento BM Abelardo Santos de Jesus, que contou com a parceria da Policia Rodoviária Federal.

De acordo com o sargento Abelardo, neste domingo (27), por volta das 6h30 da manhã, foi registrada a ocorrência de um acidente na localidade de Mangabeira, com um veículo. O condutor perdeu o controle e saiu da pista e parou em um barranco. O soldado BM Araújo realizou o atendimento e o condutor não apresentou ferimentos graves.

 

Texto: Soldado BM Damasceno

Fotos: Sargento BM Silva