Dúvidas Frequentes

  1. Início
  2. »
  3. Segurança contra incêndio
  4. »
  5. Dúvidas Frequentes

Dúvidas relativa ao Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBMPA:

 

1. O que é AVCB (Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros)?

É o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar que comprova que a edificação possui o sistema de segurança contra incêndio e pânico (equipamentos de combate a incêndio, facilidade de acesso pelos bombeiros, saídas de emergência e outros) no momento do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

 

2. O que é a Atividade Técnica do Corpo de Bombeiros Militar?

É a atividade relacionada com as normas de segurança contra incêndio, análises de projetos de incêndio, vistorias técnicas nas edificações, concessão de AVCB e principalmente a atividade que trabalha diretamente com a área de prevenção contra incêndio e pânico na sociedade.

 

3. Quem é obrigado a ter o AVCB?

Todas as edificações existentes ou a construir necessitam de regularização no Corpo de Bombeiros, apenas as residências unifamiliares não são obrigadas a ter o AVCB.

 

4. Qual a importância de se regularizar no Corpo de Bombeiros Militar?

O Corpo de Bombeiros Militar possui especialistas na área técnica que analisam e vistoriam as edificações quanto a prevenção de um incêndio. No momento que uma edificação é regularizada, entende-se que a mesma teve participação do Corpo de Bombeiros e através de uma vistoria foi avaliada as condições de segurança dessa edificação quanto a principalmente:

– Abandono facilitado e seguro de um prédio em chamas;

– Dificuldade da propagação do fogo e da fumaça dentro da edificação;

– Existência de equipamentos de Combate a princípio de incêndio;

– e muitas outras avaliações.