Estrutura Hierárquica

A estrutura hierárquica define como as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

Coronel:O mais alto posto de Oficial Superior, tradicionalmente comandante de um Regimento.

Tenente-coronel:Oficial superior que exerce as funções de 2º comandante (subcomandante) de um Regimento ou de comandante de um Batalhão independente. Até ao séc. XIX, nas Ordenanças o posto era chamado Capitão-Mor

Major:das graduações de oficiais superiores ele tem a menor classificação. as funções de major consistem em:Ser o segundo em comando nas Organizações Militares e ser responsável pela condução das tropas á frente de batalha.

Capitão:oficial intermediário na Hierarquia militar do Brasil ou na Hierarquia militar de Portugal, logo acima de Tenente e abaixo de Major

Tenente:Oficial subalterno na hierarquia militar.

Aluno-Oficial: É a graduação nas polícias e corpos de bombeiros militares estaduais brasileiros, ocupados por aqueles alunos que estão realizando o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em suas academias militares. Em alguns estados da federação, a nomenclatura utilizada para os mesmos é Cadete.

Subtenente: No Exército Brasileiro e nas polícias militares e corpo de bombeiros militar,subtenente é mais alta graduação dos praças, imediatamente acima dos sargentos e abaixo dos oficiais. Na Marinha do Brasil e na Força Aérea Brasileira, esta graduação é chamada suboficial.

Sargento:O Sargento é um graduado na hierarquia militar de graduação inferior à de subtenente ou suboficial e superior à de cabo.(Deriva do latim – servientes «que serve», part. pres. de servíre, «servir», com o sentido de auxiliar, tendo originado os serventes de campo, de armas, de escudeiros e de cavaleiros).

Cabo:é uma graduação acima de soldado. o cabo tem treinamento específico e,na ocasião de combates e morte do líder de companhia,exercer a função de comando.

Soldado:é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. O termo veio a designar um combatente (real ou figurado) de nível básico.

Aluno CFP: É a graduação nos corpos de bombeiros militares estaduais brasileiros, ocupados por aqueles alunos que estão realizando o Curso de Formação de Praças(CFP)